Bike elétrica: Tudo que você precisa saber

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O que é uma bike elétrica?

A bike elétrica é uma bicicleta com componentes comuns e equipada com uma bateria e um motor elétrico, que auxiliam na propulsão, tornando o momento da pedalada mais leve e confortável.

Como aciona o motor?

O motor pode ser acionado de duas formas:

  • Pedal assistido (pedelec): componente responsável por acionar o motor de uma e-bike ao pedalar, tornando a experiência mais natural. A instalação é obrigatória para que sua e-bike se equipare com uma bicicleta convencional. O motor é ativado somente durante a pedalada.
  • Acelerador no guidão: O motor é acionado por um acelerador.

Ambos os métodos podem ser utilizados simultaneamente. Ou seja, ao pedalar e acelerar, o sistema vai obedecer àquele que estiver o exigindo mais, permitindo que a escolha parta do próprio ciclista.

Vantagens de uma bike elétrica

  • Maior custo-benefício em comparação a carros ou motos;
  • Autonomia para várias distâncias;
  • Bateria recarregável em qualquer tomada — há modelos bivolt (110v / 220v);
  • Alternativa ao transporte público e outros;
  • Reduz o esforço, permitindo percorrer distâncias maiores em menos tempo;
  • Atende a pessoas com limitações físicas ou outras condições de saúde;
  • Garante a saúde física por meio do exercício de pedalar;
  • Não emite gases poluentes;
  • Viabiliza fácil locomoção;
  • Você pode utilizar mesmo sem a bateria carregada;
  • Veículo compacto e versátil.

Desvantagens de uma bike elétrica

  • Mais pesada do que modelos tradicionais de bicicleta. A nossa bicicleta Latina elétrica ganha 6 kg em relação a uma bicicleta Latina mecânica;
  • Necessidade de troca de bateria em determinado tempo e descarte correto;
  • Os modelos de alta autonomia costumam ser bem mais caros;
  • Exige manutenção especial, principalmente no sistema elétrico.

O que checar ao comprar uma bike elétrica?

Analise, primeiramente, as características da bateria, que pode representar até 50% do valor da bicicleta, além de ditar como vai ser o desempenho do equipamento com o tempo. Baterias de lítio são as melhores opções, pesando até 3,5 kg e durando 1000 cargas, além de o recarregamento ser realizado em um curto período (2 a 4 horas), enquanto baterias de chumbo têm vida útil inferior, suportando 400 recargas, no máximo.

Dica: mantenha a bateria da sua bike elétrica impecável, assim como é com seu celular e seu notebook.

Além disso, escolha uma bike com componentes mecânicos de boa qualidade. Algumas muito simples acabam dando problemas, e o investimento feito em melhorias pode se sobressair a uma bike elétrica nova de boa qualidade.

Qual motor escolher

O que diferencia os motores é a posição onde ele é instalado. Pode ser na roda dianteira, na roda traseira ou ainda na parte central da bicicleta.

Motor na roda dianteira

  • Fácil instalação;
  • Motor de cubo dianteiro não interfere na mecânica de tração humana, marchas e correntes;
  • Proporciona tração nas duas rodas (dianteira por conta do motor e traseira por conta da combinação de marchas);
  • Não interfere na mecânica da tração humana;
  • Proporciona tração nas duas rodas;
  • Boa distribuição de peso;
  • O desgaste dos pneus é mais bem distribuído;
  • Não interfere nas marchas;
  • Baixa necessidade de manutenção nos raios do aro por conta da posição do motor.
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Motor na roda traseira

  • Tração traseira boa apenas para trilhas mais leves;
  • Ideal para estrada de asfalto, terra ou cascalho;
  • Por ser motor traseiro, em subidas há menor risco de derrapagem;
  • Necessidade de manutenção dos raios. A parte traseira sofre mais impacto, exigindo mais cuidados diários e manutenção regular na parte mecânica da bike.
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Motor central

  • Tração traseira adequada para trilhas;
  • Em subidas, a rotação do motor pode ser mais alta, usando marcha pequena, mantendo-o em uma faixa de eficiência maior e evitando o aquecimento excessivo;
  • Distribuição de peso ideal;
  • Vantagem: o motor central (mid motor) aproveita as marchas da bicicleta, permitindo subir aclives fortes com marcha pequena e andar rápido com marcha grande;
  • Motores no cubo (frente ou traseiro) precisam ser mais potentes para proporcionar o mesmo apoio na subida. Um motor central com sensor de toque de 350W pode ser suficiente;
  • Um motor de 350W está dentro da legislação brasileira para bicicletas elétricas equiparadas às convencionais (andam na ciclovia, sem necessidade de habilitação, seguro ou licenciamento);
  • Facilidade de conversão: menos elementos para instalar, sem necessidade de trocar rodas. Menos fios visíveis, com módulo interno ao motor e display de entrada em LCD;
  • Baixa necessidade de manutenção nos raios do aro devido à posição do motor.
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Fatores que influenciam na bateria

  • Peso do ciclista;
  • Temperatura externa;
  • Nível de carga definido;
  • Velocidade;
  • Vento (a favor ou contra);
  • Inclinação da estrada;
  • Número de partidas e recomeços durante o percurso;
  • Pressão dos pneus.

Como aumentar a autonomia da bateria?

  • Reduza o nível de voltagem, sempre que possível, mantendo as mais altas apenas para subidas;
  • Monitore a pressão dos pneus;
  • Use a caixa de câmbio, especialmente na partida, primeiro com as marchas leves e aumente gradualmente;
  • Evite pesos desnecessários.

O que diz a lei?

  • Bicicletas elétricas são classificadas como aquelas com potência máxima de 1000watts, velocidade máxima de 32km/h e sem acelerador manual, sendo o motor ativado pelo ato de pedalar.
  • Para mais detalhes, consulte a resolução completa: https://aliancabike.org.br/resolucao-966-ebikes/
  • Fica a seu critério escolher uma bike com sistema elétrico nativo ou adicionado.
  • Tem interesse em adquirir uma bike elétrica ou instalar um kit elétrico na sua bike? Chama a gente no wpp!